A FONOAUDIOLOGIA NA LONGEVIDADE
A FONOAUDIOLOGIA NA LONGEVIDADE
Os adultos 50+ precisam cuidar da sua comunicação e dos músculos faciais porque estes são imprescindíveis no processo de envelhecimento saudável e ativo. Também estamos no século da comunicação e queremos viver mais e com a melhor qualidade de vida.
A Fonoaudiologia traz um conhecimento importante para este momento que vivemos: o uso efetivo das funções neurovegetativas, ou seja, a mastigação, a deglutição, a respiração e a sucção. Além disso, a Fonoaudiologia nos traz a possibilidade de aprimorar a comunicação através do refinamento da fala, da voz, da expressão facial, da escrita e do gestual.
O meio corporativo, a vida pessoal, os nossos empreendimentos etc cobram cada vez mais uma desenvoltura comunicativa. Pergunto-lhe: o que você faz para manter e aprimorar a sua comunicação?
Tenho uma visão Integrativa do trabalho fonoaudiológico desde a minha graduação em Fonoaudiologia na PUC SP, no ano de 1988. Na última década, este conceito integrativo se expandiu bastante na área de saúde sendo criadas especializações em vários hospitais e faculdades brasileiras deste segmento. E eu segui me aperfeiçoando no conhecimento das teorias e práticas psicossomáticas, trazendo possibilidades de potencializar a fonoaudiologia que ofereço. Afinal, tudo está integrado, somos afetados e influenciados pelo que acontece dentro e fora de nós. O foco é o corpo vivo e a sua relação com o mundo.
Nos últimos anos, com o crescimento do número de pessoas 50+, eu tenho notado o quanto é vital, termos fonoaudiólogos que avaliem e orientem as pessoas quanto a estes aspectos:
Audiologia clínica e educacional: avaliação e reeducação dos cuidados com a audição são vitais se você preza pela saúde auditiva que é a base da comunicação.
Fonoaudiologia clínica: avaliação e reeducação do uso da voz, da fala, das funções neurovegetativas, da motricidade orofacial, da leitura e da escrita.
Fique atento(a) e consulte um(a) fonoaudiólogo(a) caso apresente:
Necessidade de aprimoramento da fala, da voz e/ou da expressão facial
Surdez
Rouquidão por mais de 15 dias consecutivos
Hipernasalidade
Hiponasalidade
Acidente vascular cerebral (AVC)
Parkinson
Demências
Paralisia Facial
Gagueira
Disfunção Temporomandibular (DSTM)
Ceceio frontal e/ou lateral( projeção da língua ao falar)
Bruxismo
Alteração na oclusão dentária ( mordida aberta e/ou lateral, prognatismo ou retrognatismo)
Respiração oral(viciosa ou patológica)
Alteração no tônus facial(hiper ou hipotonia)
Dificuldade para deglutir (disfagia)
Dificuldade para mastigar
Usos de próteses dentárias ou ausência de dentes
Hábitos orais: roer unhas, por exemplo
Pré ou pós-cirurgia com buco maxilofacial ou cirurgião plástico
Distúrbios alimentares: obesidade, anorexia ou bulimia
Enfim, o(a) Fonoaudiólogo (a) é um(a) profissional de grande valia para o século XXI. Cuide e aprimore a sua Comunicação para uso pessoal e/ou profissional!
Se quiser saber mais, podemos ajudá-lo (a)!
Grande abraço,
Felomenia Pinho- CRFa 2-4982
Fonoaudióloga e pesquisadora sobre a motricidade humana
Eutonista pelo Instituto Brasileiro de Eutonia
Reeducadora do Movimento pela Instituto Bertazzo
Terapeuta e Educadora Alfacoporal pelo Instituto Corpo Intenção
Site :www.felomeniapinho.com.br
Linkedin: https://bit.ly/filolink
Instagram : https://www.instagram.com/filo_pinho/