DÉCADA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
DÉCADA DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
A Década do Envelhecimento Saudável nas Américas 2021-2030 foi declarada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2020 como um compromisso de todos os países da região para promover a saúde e bem-estar de todas as pessoas idosas,.
A abordagem multissetorial desta década visa melhorar o acesso a serviços de saúde de qualidade, melhorar as condições de vida das pessoas idosas, reduzir o envelhecimento desigual e desenvolver um ambiente social seguro e amigável para as pessoas idosas, sendo importante que todos os governos, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos trabalhem juntos para garantindo as pessoas idosas ter uma vida saudável, ativa, produtiva e inclusiva.
É um momento para lembrar que o envelhecimento não deve ser visto como um fardo, mas como um tempo de novas possibilidades e descobertas.
A Década do Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030) tem a missão de mudar como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento, para isso, temos quatro áreas de ação visando promover o envelhecimento saudável e construir um mundo mais inclusivo.
Área de ação I: Mudar como pensamos, sentimos e agimos com relação à idade e ao envelhecimento
Área de ação II: Garantir que as comunidades promovam as capacidades das pessoas idosas
Áreas de ação III: Entregar serviços de cuidados integrados e de atenção primária à saúde centrados na pessoa e adequados à pessoa idosa
Áreas de ação IV: Propiciar o acesso a cuidados de longo prazo às pessoas idosas que necessitem.
Madis-Membro do Movimento Ibero-Americano StopIdadismo
Fonte: A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) acesse: https://www.paho.org/pt/decada-do-envelhecimento-saudavel-nas-americas-2021-2030