ENVELHECER COM MAIA SOMEL
O envelhecer é um processo natural que se inicia mais os menos por volta dos 28 anos de idade. O que era desenvolvimento pleno do corpo e do sistema imunológico até os 21, o que era desenvolvimento intelectual até os 25, chegando aos vinte e oito se torna um processo concluído e o próximo setênio envolve maturação que ao virar 48 começa justamente a desmaterialização que culmina no desencarne.
Processos totalmente naturais e suportáveis, pois cada etapa da vida traz vantagens que as outras não tinham. O cérebro é um órgão analógico e precisa de interação com outros cérebros, outras ideias e o meio-ambiente para continuar seus processos de aprendizados.
São os tabus, os dogmas repetidos, perspectivas inviáveis, expectativas tolas, que tornam esta fase da vida mal vista e mal resolvida. Há limitações como na infância e na adolescência! Crianças e Adolescentes precisam dormir muito, pois seus órgãos estão sendo construídos.
Adultos precisam de sono para restaurá-los, e consolidar aprendizados, memórias… Portanto envelhecer é simples e belo para quem teve uma mentalidade aberta, para quem se dispôs ao novo, aos aprendizados, às alegrias simples.
O que a gente aprendia com facilidade na infância e foi cuidado, foi se consolidando durante a vida, vai permanecer. E quem se dispuser a começar numa nova área não encontrará maiores dificuldades…Envelhecer é só mais uma etapa de algo maravilhoso chamado Vida: indefinível, mas passível de ser vivenciado.
Cuidados? Sim…Os normais, os de sempre, de acordo com cada fase. Ninguém é mais ou menos porque tem essa ou aquela idade. Respeito? É bom em qualquer instância, em qualquer lugar, a qualquer hora, a todas as pessoas.
O gostoso é seguirmos vivendo, contribuindo uns com outros, reconhecendo os valores uns dos outros, com carinho, alegria, e todas as coisas boas.
Maia Somel,
Artista Plástica, Pintora, Escritora ,Esotérica, Guitarrista,
Professora de Inglês, Francês e Alemão
Email: maiasomer@gmail.com e Maia.somel@yahoo.com