FELICIDADE NOS RELACIONAMENTOS POR LOURDES GANZELI
Felicidade é algo que devemos aprender a cultivar….
Não fomos ensinados a como conquistar essa meta tão desejada e muitas vezes escassa na vida…
A felicidade tem muitas variáveis, para uns é o amor, para outros a carreira, para outros a família e assim vai…….
Seja qual for a variável é necessário que saibamos como conquistá-la.
O que deve ser feito para integrar a Felicidade aos nossos relacionamentos?
Uma das maneiras mais viáveis de se atingir a esse objetivo é o conhecimento detalhado a variável da felicidade que se quer, em seguida fazer um planejamento.
Definir quais passos serão necessários para alcançá-la, e assumir a atitude condizente.
Para cada variável da felicidade há um processo a ser desenvolvido.
Se sua felicidade é encontrar alguém com quem compartilhar a vida ou melhorar o relacionamento existente, você precisa:
Conhecer-se em profundidade, isso inclui suas qualidades, limitações, necessidades, saber exatamente o que é importante para você num relacionamento, na vida familiar, social e profissional.
Bem diz o ditado que para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
O problema é que seguindo a esmo, os resultados nunca são favoráveis, nem duradouros.
Se você busca por um relacionamento afetivo, importantíssimo é ter clareza dos defeitos do outro que você pode aceitar sem maiores insatisfações, quais os que você poderia administrar sem se frustrar e quais são aqueles que você precisaria aprender a aceitar ou ter como inviáveis para nem entrar num relacionamento com alguém que os tenha.
Muitas pessoas comentem o erro de aprofundar laços afetivos com quem tem alguns defeitos que para elas são péssimos, na esperança que durante o relacionamento o outro mude.
Eis aí um erro importante, porque ninguém muda ninguém, as pessoas só mudam se elas tiverem um grande interesse e uma excelente motivação para mudar, caso contrário, permanecem na zona de conforto. Portanto se no início da relação o defeito já apareceu e o outro deu a entender que tudo bem, não era nada grave, certamente a pessoa não fará o menor empenho em mudar.
Se você já está num relacionamento conjugal, mas a relação está desgastada e apesar disso você acredita que vale a pena mantê-la pois no fundo existe amor e companheirismo; o melhor a fazer é reciclar esse relacionamento.
Como fazê-lo?
Fechando para balanço, analisando todos os defeitos e qualidades, tanto as suas, quanto as do seu companheiro…… Aceitar de coração e mente aberta aqueles defeitos, aliviando seu estresse ao conviver com cada um deles, e isso se faz aceitando que essa é maneira como ele atua, é o que ele consegue ser, não pensar e valorizar questões como “ele deveria mudar”, “ se me amasse verdadeiramente não agiria dessa maneira” e assim por diante.
Isso só aumenta a frustração e a insatisfação porque a menos que vocês tenham uma conversa honesta e amistosa onde cada um coloque aquilo que o incomoda e o outro busque melhorar naquele quesito, aceitar e não valorizar o defeito é a forma mais tranquila para se conviver.
Caso não seja possível um diálogo franco e aberto sobre os defeitos e qualidades de cada um, exercitar a paciência, a compaixão, o perdão e a aceitação, são os melhores caminhos.
Se, por um lado isso exige bastante da nossa atenção e perseverança, por outro nos torna a cada dia mais proativos, pacientes, compassivos e generosos, aumenta a capacidade de resiliência e melhora em muito a autoestima.
Felicidade não surge do nada, salvo pouquíssimos eventos, ela é construída. É com uma série de ajustes, experimentos e exercícios que se encontra o caminho e se consegue tornar a vida mais feliz.
Entre os ajustes e experimentos é superimportante, manter o interesse no outro e fazê-lo perceber que ele é importante para você.
Pequenas surpresas, um jantar mais caprichado, um convite para sair, uma viagem a dois são eventos que fortalecem a relação e mantém o amor em alta.
Todos precisam se sentir admirados, respeitados, aceitos e amados, o amor é um dos maiores motivadores dos seres humanos. Saber demonstrar esses sentimentos é uma maneira de se fazer notar e estreitar ainda mais os laços entre o casal.
Guardadas as devidas proporções o mesmo procedimento se pode fazer com os todos os membros da família e amigos mais chegados. Isso aquece os corações e mantém as pessoas mais próximas e felizes.
Pense nisso!
Elaborado por:
Maria de Lourdes Ganzeli
Superior em Artes Plásticas -Universidade Mackenzie
Pós graduação em Plantas Medicinais e Gestão de Qualidade Total e Produtividade Faculdade Oswaldo Cruz e Universidade Ibirapuera
Pós graduação de Semiologia e História da Economia Mundial Contemporânea USP
Estudiosa de terapias holísticas: Florais, Numerologia, Astrologia, Geobiologia, Fonosofia e Fonoterapia, Fisiognomonia Holística e Leitura Corporal, Fitoterapia, Cromoterapia, Iridologia Orgânica e Comportamental, Reike, Radiestesia e Radiônica, Magnified Healing, Cura Prânica e Feng Shui, entre outros.
Fez Consultoria para revistas : Guia de Saúde São Paulo, Casa & Família, Bons Fluidos e Revista Saúde.
Face: https://www.facebook.com/lourdes.ganzeli
Canal do youtube https://www.youtube.com/user/lourdesganzeli