UMA NOVA MANEIRA DE SE CONECTAR
COM AS PESSOAS
CRIS ZANATA
O ambiente corporativo é o lugar mais propício para compreender como funciona a generosidade alterista e porque o sucesso não depende somente do talento, da oportunidade ou do trabalho duro, mas principalmente de como interagimos com as pessoas e de que maneira aproveitamos estas conexões.
O QUE É A GENEROSIDADE ALTERISTA?
Desde 2018 eu estudo a generosidade alterista, termo que li pela primeira vez no livro chamado “Dar e Receber”, de Adam Grant, professor da Escola de Negócios da Universidade de Wharton.
Generosidade alterista é uma prática de doação consciente, isto quer dizer, é você ajudar outras pessoas sem prejudicar suas decisões e seus próprios interesses.
Ser uma pessoa alterista não significa dedicar 100% do tempo a outras pessoas ou fazer tudo pelos demais. Ser alterista é ter a certeza de que os benefícios da doação irão superar os custos de seus esforços, ou seja, a sua ajuda valerá a pena não somente para o outro, mas também para você.
É uma equação muito simples de se resolver: Tempo + energia + ajuda = recompensa mútua
Reconhecer que o seu tempo tem muito valor e que é impossível dizer “SIM” para todas as pessoas e para tudo é um primeiro passo para compreender que ser generosa(o) não se resume em atender a todos os pedidos o tempo todo.
Você só pode ser generosa(o) com os outros quando aprender a ser generosa(o) em primeiro lugar com você mesma(o)
De acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Harvard, doadores alteristas produtivos apresentam 3 grandes características fundamentais:
- sabem como ajudar;
- quando ajudar;
- e a quem ajudar.
Para compreender melhor a generosidade alterista é importante conhecer as características das pessoas, levando em conta o aspecto da generosidade. Elas podem ser: tomadoras, compensadoras, doadoras altruístas e doadoras alteristas.
Identificar quem é você no quadro da generosidade é o primeiro passo para compreender a sua relação com os limites que você estabelece para os outros e para você mesma(o) e se estes limites estão sendo respeitados.
Como disse a escritora Bréne Brown: “Não existe generosidade sem limites.”
Precisamos compreender e colocar esses limites para que sua vida seja sustentável e leve. As pessoas somente irão te respeitar se você disser claramente quais são os seus limites e assim tornar-se uma pessoa alterista.
Cris Zanata – CEO e Fundadora do InsAB
Cris Zanata é fundadora do Instituto de Alterismo do Brasil (InsAB) e
Conselheira de diversidade, equidade e inclusão na RSU Lixo Inteligente.
Além disso, é mestranda em Gênero e Diversidade pela Universidade de Oviedo, na Espanha.
Com vasta experiência em cargos de liderança em empresas do setor privado, incluindo Big Four,
sua expertise está na área de impostos aduaneiros e logística.
Anteriormente, ocupou o cargo de diretora global de logística em uma empresa de energia renovável espanhola.
Atualmente, concentra sua pesquisa em inovação social, equidade de gênero e generosidade nas organizações.
Redes sociais:
LinkdeIn: https://www.linkedin.com/in/criszanata/
Instagram: https://www.instagram.com/criszanatainsab/
YouTube: https://www.youtube.com/c/InsABCrisZanata