INFANTILIZAÇÃO DO IDOSO
Não sou psicóloga nem entendo muito sobre o comportamento do ser humano, mas o que você vai ler a seguir, eu já senti na pele e não gostei nem um pouco!
Tenho 85 anos e estou notando, cada vez mais , uma atitude que acho deprimente com relação ao convívio dos mais jovens com a pessoa idosa .
É o que se chama hoje em dia de infantilização do idoso
Ao agir de forma infantil com o idoso, a pessoa o vitimiza quando se reporta de utilização de expressões diminutivas, acreditando que está mostrando carinho e compaixão.
Não faça isso e não deixe ninguém tratar assim uma pessoa pessoa idosa !!
Você pode achar que chamar-lo de fofinho , engraçadinho, lindinho ou outro “inho” qualquer é uma forma carinhosa de tratar-lo, mas na realidade não é.
A pessoa idosa muitas vezes é ainda bastante produtiva, com a mente saudável, lucida, raciocínio rápido sendo capaz de se expressar muito bem, e esta infantilizacao acaba com a auto-estima de qualquer um!
Pense um pouco sobre esta situação e não permita esta atitude com o idoso com quem você convive e ama !
Sim temos que gritar para o mundo que nós somos gente , adultos com histórias de vida valorosas e merecemos um tratamento digno sempre.
NINI ARAUJO
Sou uma jovem com 85 anos, muito entusiasmada com a vida, com mudanças que essa vida maravilhosa nos proporciona, admiradora do belo, principalmente do ser humano que me encanta ou entristece todos os dias!
Colunista do Blog 50 Mais Aprendiz Digital e do Blog Envelhecer com Estilo e Moderadora do Grupo Envelhecer com Estilo
Tenho meus filhos, netos e bisnetos todos fora do Brasil, razão pela qual viajo muito por este mundão tão fascinante.
Sou casada com um jovem de 86 anos, meu companheiro e amigo de todas as horas.
Adoro me vestir e me cuidar- tenho estilo próprio – gosto de bijuteria fina e diferente, enfim, tudo que é belo e faz bem à alma de uma mulher!