Existem muitas coisas que escutamos sobre a alimentação saudável, porém os dois que eu mais escutei na vida sempre foram: “Coma de 03 em 03 horas assim fica mais tempo saciado e não vai com tudo na próxima refeição” e “nunca pule o café da manhã, pois é a refeição mais importante do dia”, hoje vim trazer algo completamente diferente onde vai sanar a sua dúvida se Jejum intermitente Funciona Mesmo.
E assim fiz a vida toda… não digo que essa fórmula é errada, nem que engordei por isso (na verdade foi por conta da gravidez) nem que não emagreci por isso (na verdade foi pelas porcarias do final de semana), porém descobri o que mais funciona para mim fazendo bem o contrário disso, com o jejum intermitente. Como assim? Exatamente, o jejum envolve pular o café da manhã e não ficar comendo porções de passarinho o dia inteiro.
O Jejum Intermitente atualmente é um dos temas mais comentado no mundo do emagrecimento e da boa forma.
O que é Jejum Itermitente?
Jejum Intermitente não é uma dieta da moda, mas sim um estilo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação.
É algo mais comum do que imaginamos
A prática do jejum é algo comum na história dos seres humanos. Além de o jejum fazer parte das principais religiões, (incluindo o cristianismo, islamismo e o budismo), nossos ancestrais não tinham comida disponível o ano todo em supermercados e geladeiras para fazer 3 ou 4 refeições por dia.
Era comum passar por períodos de pouca ou nenhuma comida, e nossos corpos evoluíram para ser capazes de funcionar sem alimentos por longos períodos de tempo.
O Jejum Intermitente Funciona Mesmo?
Ao jejuar, várias coisas ocorrem dentro das células de seu corpo. Por exemplo, seu corpo altera os níveis hormonais para tornar a gordura armazenada disponível para as células.
Falando nas suas células, elas também iniciam processos fundamentais de reparo e recuperação, além de alterar a expressão dos genes (isso é bom!).
Jejum Intermitente Emagrece Mesmo?
Sem falsa modéstia, a grande maioria não procura o jejum intermitente para ser mais pleno e sim para emagrecer (eu também fui assim), porém depois que o iniciamos, percebemos que existem outros ganhos, mas vamos tratar de por qual motivo emagrecemos fazendo ele:
- Quando jejua, você naturalmente acaba fazendo menos refeições, automaticamente tendo menos oportunidade em ingerir calorias.
- Segundo o site emagrecendo.info (emagrecendo.info/) o JI altera os níveis hormonais no seu corpo de forma a facilitar a perda de peso, além de baixar a insulina e aumentar os níveis de hormônio do crescimento, o jejum intermitente faz seu corpo liberar mais noradrenalina, que é outro hormônio que auxilia na queima da gordura. Por causa dessas mudanças hormonais, os jejuns de curto prazo (até 36 horas) podem aumentar seu metabolismo em 3,6-14%
Assim, ao ajudar você a comer menos (menos calorias entram) e a queimar mais (mais calorias saindo), o jejum intermitente emagrece. Ele com certeza é uma ferramenta poderosa no auxílio do emagrecimento.
O que comer ao adotar o jejum intermitente?
Antes de descobrir se o jejum intermitente é saudável para você, vamos falar um pouco sobre os alimentos que devem estar no seu cardápio e sobre aqueles que você deve evitar se resolver seguir esse padrão de alimentação.
Vai fazer jejum intermitente? Abuse de:
- Proteínas com pouco teor de gordura;
- Legumes e verduras;
- Frutas (preferencialmente, com casca sempre que possível);
- Cereais integrais (arroz e pães integrais);
- Tubérculos (batata doce, mandioca, inhame e cará).
Fique longe de:
- Cereais refinados (arroz branco, pão branco e massas em geral);
- Alimentos processados ou industrializados;
- Doces e demais alimentos ricos em açúcar.
Considerações finais
Se você não pertence a nenhum desses grupos, é muito provável que o jejum intermitenteseja saudável para você, mas nós ressaltamos que é vital consultar um médico para verificar detalhadamente suas condições de saúde antes de adotar o método. Além disso, também é necessário avaliar o seu perfil psicológico para determinar a melhor abordagem e, portanto, os melhores resultados.
Assim, concluímos que o jejum intermitente é saudável, mas há muitas exceções e elas devem ser sempre respeitadas. Se o método for adotado sem supervisão médica, você pode ter problemas graves como desidratação, fraquezas constantes, dificuldades para se concentrar e até desnutrição a médio e longo prazo.
Lembre-se: saúde é assunto delicado e deve ser tratado com seriedade. Consulte um médico para certificar-se de que o jejum intermitente é saudável para você!
No meu caso estou adotando o protocolo (16/8 – 16 horas em jejum e 08 horas na janela aberta para alimentação) associado a uma dieta low carb (só consumo carboidratos naturais como batata doce, mandioquinha, abacate, etc) e tirei tudo que não é considerado saudável como refrigerante, açúcar, bebida alcoólica, fritura, farinha tanto branca como integral.
Lembre, no entanto, que a principal razão para o jejum intermitente emagrecer é que ele ajuda as pessoas a consumir menos calorias de modo geral. Se você comer exageradamente durante a janela de alimentação, é possível que não veja resultado nenhum jejuando.
Consulte sempre um médico e uma nutricionista, para saber qual é a melhor dieta, ou se esse tipo de jejum é para o seu perfil.