Medicamentos: novas regras ajudam a manter tratamento de doenças crônicas .
Em meio à pandemia, com todos os holofotes voltados para a Covid-19, é preciso tomar cuidado e não abandonar os tratamentos para as doenças crônicas. Para facilitar o acesso a medicamentos de uso contínuo e reduzir as idas à farmácia, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alterou as regras, ampliando a validade de receitas e, também, a quantidade de medicamentos que pode ser retirada.
Com relação à validade das prescrições, medicamentos utilizados em doenças crônicas ganharam mais 90 dias de prazo, mas é preciso que o termo “uso contínuo” conste da receita. E atenção: isso não vale para medicamentos sujeitos a controle especial. Outra novidade é que os remédios que fazem parte da lista do Programa Farmácia Popular podem ser retirados na quantidade necessária para três meses de tratamento. Além disso, as receitas emitidas a partir do dia 23 de março terão novas datas de validade, a depender de cada tipo de medicamento. “Por exemplo, anti-hipertensivos poderão ser prescritos para até 365 dias de tratamento para pacientes com hipertensão arterial sistêmica quando classificados como baixo risco, sempre de acordo com a avalição médica”, diz Marcos Machado, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.
Para quem está com a receita vencida, é preciso entrar em contato com o médico e solicitar uma nova. A telemedicina está valendo e o médico pode fazer a prescrição a distância e aí é possível pedir para um familiar ou um motoboy retirar a receita. Alguns médicos adotaram a prescrição eletrônica que, por meio de uma assinatura digital, validar a receita e basta o paciente informar o CPF na farmácia para que o farmacêutico acesse a prescrição.
Para saber mais, assista:
Boletim Aptare Coronavírus sobre as novas regras para medicamentos: https://bit.ly/2LBw6jL
Boletim Aptare Coronavírus sobre telemedicina: https://bit.ly/2WX57oc
Luciana Fleury é jornalista. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem 31 anos de experiência profissional, tendo atuando em jornais diários, revistas especializadas, sites e na comunicação corporativa, com maior ênfase em temas como longevidade, educação e saúde.
Colaboradora da Dínamo Editora/ Revista Aptare
Site: http://revistaaptare.com.br/
Face: https://www.facebook.com/RevistaAptare/
Instagram: https://www.instagram.com/revistaaptare