MOVIMENTO ATUALIZA ! ENGAJADO NA DESCONSTRUÇÃO DO ETARISMO-
MARILIA SANCHES
O conselho do Movimento Atualiza! costuma dizer que todos somos etaristas em desconstrução.
E por quê?
O Etarismo, assim como todo preconceito, tem sua raiz no conjunto de crenças, valores e cultura que herdamos das gerações e construímos ao longo da vida.
Robert Butler, pesquisador americano, mencionou que por este motivo, o etarismo pode ser considerado uma doença psicossocial: ela flui de modo inconsciente, às vezes encoberto por uma camada de humor ou elogio, tornando-se um preconceito disfarçado.
Por exemplo:
“Nossa, você está muito bem, nem aparenta a idade que tem”. Embora pareça um elogio, o preconceito etário está presente, afinal, não há qualquer tipo de problema em aparentar a idade atual, ela é tão real quanto qualquer outra, em qualquer fase da vida.
Não é à toa que as histórias infantis e filmes apresentam na maioria das vezes, a figura da bruxa como uma mulher velha enquanto as princesas são jovens e belas.
Essa imagem é aquela que representa e cultua a eterna juventude porque se conecta com as ideias cristalizadas, que alimentam o vínculo de velhice com doença, morte, problema ou mesmo inutilidade.
Entretanto, a longevidade está mostrando ao mundo que a idade não é o que define a pessoa. Seja usada para efeito de pesquisa ou desenho de políticas públicas, o critério etário é necessário em alguns casos, mas se deve lembrar que o envelhecimento é multidimensional e heterogêneo, permitindo que cada individuo envelheça à sua maneira.
O Movimento Atualiza! surgiu com o propósito de “atualizar” a sociedade sobre os impactos deste preconceito, que é sorrateiro, dissimulado e até divertido, mas tão danoso quanto qualquer outro preconceito.
As pessoas o praticam sem se dar conta e é aí que mora o perigo: o alvo sente o golpe em sua autoestima e a partir deste momento, mesmo inconscientemente, começa aceitar o fato de que é persona non grata naquele grupo ou contexto.
Como contribuição para um melhor entendimento e enfrentamento deste preconceito, em 07-10-21, o Conselho do Atualiza! apresentou o Guia de Boas Prática de Combate ao Etarismo, lançado num webinar em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
O Guia traz informações sobre etarismo, conceitos, definição, contém orientações sobre o que se deve observar para não alimentar o preconceito, bem como experiências exitosas de combate-lo.
Outro ponto relevante do Guia diz respeito às ações intergeracionais como um eficiente instrumento de mudança da percepção dos mais jovens em relação aos maduros, bem como a diferença entre multigeracionalidade e intergeracionalidade, estimulando o desenvolvimento da convivência intergeracional nos espaços corporativos, sociais e familiares.
LInk de acesso ao Guia : https://bit.ly/guiaetarismoaba
Agora o Atualiza! também lidera e acompanha uma solicitação junto à Câmara Federal para a criação do Dia Nacional de Combate ao Etarismo.
Objetivo é fortalecer ações e programas que auxiliem a sociedade a romper com mais este preconceito e a celebrar a longevidade em todo seu potencial, como uma conquista de todos nós, de todas as idades.
Membros do Conselho Movimento Atualiza!
Clea Klouri,Candice Pomi, Marília Sanches, Ricardo Mucci, Ricardo Pessoa e Viviane Palladino.
LInkedin Movimenta Atualiza acesse : https://bit.ly/atualizalinkedin
Marilia Sanches
Terapeuta Ocupacional especialista em Gerontologia e mestranda em Gerontologia pela USP, produtora de conteúdo,docente e palestrante nos temas do envelhecimento,
Docente em cursos para cuidadores de idosos,
Fundadora da Envelhecimento Vivo e Cofundadora do Movimento Atualiza!