EnvelhecerMaturidadePsicologiaSaúde e bem estar

PERTENCIMENTO E IKIGAI

PERTENCIMENTO E IKIGAI

ELISSELMA ALVARINO

 

O final de mais um ano e com a chegada de um ano novo, exatamente nestas datas, muitas pessoas vivem sem se sentir pertencentes ao meio onde estão inseridas, isso traz insatisfação e desânimo pela vida.

Em Okinawa, Japão, pessoas se juntaram e formaram grupos chamados MOAI onde seguem uma filosofia de vida chamada , que traduzido quer dizer razão de ser, eles se conhecem e se apoiam desde a infância, nas diversas adversidades: financeiras, enfermidades emocionais ou físicas.

Além disso, também seguem outra base do Ikigai que diz que ter convicção do seu propósito de vida, que é basicamente saber porque/para quê, acorda todas as manhãs, traz um sentimento de completude, pertencimento e satisfação, fazendo com que essa clareza diária os encoraje e colabore para sua longevidade.

Já os demais fatores que já são bem conhecidos e divulgados como: alimentação balanceada e natural, atividades físicas regulares, também o ambiente agradável e clima tropical facilitam em uma qualidade de vida muito mais saudável.

“Os sentimentos de pertencimento e de ajuda mútua dão segurança ao indivíduo e contribuem para o aumento de sua expectativa de vida”. García e Miralles, livro “Ikigai: os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”.

Estamos vivendo o tempo do imediatismo, muitos dizem que o tempo diminuiu e que já não conseguem dar conta de tudo que precisam fazer dentro do tempo necessário.

Mas apesar disso, precisamos sempre ter disponível dentro desse tempo um momento para as pessoas que estiveram conosco no decorrer de nossas vidas, mesmo que de longe, aqueles que sempre nos deram as melhores orientações, nos deram as melhores dicas e atalhos, sabem os nomes de plantas e pássaros que nós nunca nem ouvimos falar, carregam a experiência que ninguém tem para dividir conosco, parecem enxergar o que está diante dos nossos olhos e não vemos, e quando precisamos de colo, abraço, sermos ouvidos, cuidados, acolhidos, eles fazem isso melhor do que ninguém.

Aos nossos pais, avós, bisavós… Precisamos deixar claro que nunca deixarão de pertencer as nossas vidas e da vida daqueles que vierem depois de nós!

Elisselma Alvarino

Enfermeira, com Especialização em Psicanálise,

Palestrante

Mentoria online e presencial individual

Mentoria em grupo de whatsapp fechado,

Escritora de 02 livros:

Dicas da Sabedoria para o Conhecimento   

Rompendo Fronteiras.

Instagram –  https://www.instagram.com/elisselmaoliveiraoficial/

Face – https://www.facebook.com/elisselma.oliveira.9

YouTube – https://www.youtube.com/@elisselmaoliveira8075

Email: elisselma.alvarino@hotmail.com

 

 

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário!!

Pular para o conteúdo